Antes dos vinte - Resenha


Confesso que estava muito ansiosa para a leitura, devido a participar da divulgação, estava contando os dias para ler.


Gostei do modo que a autora escreve, caprichando nos detalhes, não deixando pontas soltas, os assuntos eram sempre bem abordados e tinham um começo, meio e fim. Sendo assim, a leitura fluiu de maneira leve, simples e com muito bom humor.

Algo também a ser ressaltado é que apesar do livro ser extenso, a leitura não ficou cansativa ou repetitiva. Eu simplesmente não conseguia parar de ler.

Comecei a leitura, sendo apresentada a famosa lista de Coisas a fazer antes dos 20 anos. Nesse momento já comecei a sorrir e lembrei que, também tenho uma lista de desejos(secreta). Luana suas duas amigas, numa noite decidem construir a tal lista e tornar cada item, uma meta para conquistarem.

Bem, falando dos personagens temos Luana, que foi me ganhando aos poucos. Pelos problemas familiares, seguido de todo o drama que foi encarar ter que ficar longe do pai. Com a ajuda das amigas e confidentes ela tenta levar a vida da melhor forma que pode. Passando da sua fase adolesce para adulta, enfrenta grandes desafios e escolhas. Ela também tem um blog de moda, onde sempre posta as novidades.

Tendo uns quilinhos a mais, Luana não se sente inferior e deixa claro que o estereotipo imposto pela sociedade (onde ser magra é ser linda), pra ela não diz nada.

Mesmo sendo muito teimosa e egoísta, sinto na personagem grande conflito de sentimentos. E me identifiquei com seu ‘’distúrbio’’ por comida para amenizar sua ansiedade e nervosismo. A mesma é muito corajosa e destemida e fiel as amigas que aparecem de forma significativa no livro.

Pete em contra partida, é aquele personagem que te faz dar risadas e que tem tudo para não ser o mocinho do livro. Com suas roupas hilárias e com suas provocações deixam aquela leveza no ar. Todos o adoram, pois ele preenche o ambiente e faz amizade com todo mundo.

Mesmo com seu péssimo gosto para a moda (segundo Luana), ele vai cativando aos poucos e ganhando espaço no coração.

Aos olhos de Luana, Pete é irresistível e ao mesmo tempo insuportável. Adorei a forma que o romance foi construído, em meio a birras, briguinhas e discussões. A teimosia de ambos, e a relutância em assumirem seus sentimos.

Algo que chama muito a atenção também é o amadurecimento dos personagens, Luana tem um temperamento muito explosivo, em muitos momentos é egoísta e não leva desaforo pra casa. Já o Pete, usa o bom humor, com muita ironia e deboche para mascarar todos os seus medos e angústias, pois não quer que sintam pena dele.



Após a grande revelação ter acontecido, a autora nos leva a um momento de grande drama e reflexão. Mesmo assim não deixou o livro pesado, a autora conseguiu explicar de modo tão detalhado sobre o assunto, abordou o tema de forma instrutiva e muito detalhada nos mostrando que a vida é uma caixinha de surpresas.

Algo muito épico e marcante no livro é o apelido que Pete dá pra Luana de Moranguinho. O que a deixa enfurecida, tornando cada vez mais engraçada a situação.

A leitura foi prazerosa, um romance fofo, engraçado e com um casal totalmente fora dos padrões que estamos acostumados. Teve uma pitada de sensualidade, porem nada muito apelativo.

Esse foi o primeiro livro que li da autora Cinthia Freire e estou ansiosa para ler os demais.


Em formato digital, o livro segue com uma diagramação muito boa e a capa é apaixonante. Em seu formato físico não deixou nada a desejar, está realmente PERFEITO.


Autora: Cinthia Freire 
N° de páginas: 450 
Editora: Amazon (E-book) 

Sinopse: A vida de Luana Calzzavari não anda muito boa. Desde que seus pais se separaram, ela decidiu que odeia comerciais de margarina, come por compulsão toda vez que fica nervosa e tem um estranho hábito de organizar suas roupas por cor. Além disso, ainda esconde uma lista de coisas a fazer antes dos vinte, que criou quando era pequena, e que hoje, aos dezoito anos, jura não ter mais importância. Porém, quando seu pai lhe oferece uma viagem a Disney, como uma trégua na relação entre eles, Luana vê a oportunidade de realizar mais um dos seus antigos desejos: beijar um americano. 

Pete é bonito, beija muito bem e o mais importante... é americano! Tudo o que Luana queria nessa viagem. Acontece que esse misterioso rapaz, dono de intensos olhos dourados, vai ajudá-la a realizar outros itens. 

Entre confusões, algumas louças lavadas e muitas provocações eles irão descobrir que, às vezes, a vida nos guarda muitas surpresas e que o amor pode surgir onde menos se espera.

Um comentário